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Qual a seu plano de acção para os próximos 2 meses?

Caso tenha tudo planeado e previsto está de PARABÉNS!

Um dos principais factores de sucesso e poupança de recursos é possuir um plano de acções definido, consoante o seu público-alvo ou nicho de mercado.

Definir o seus objectivos para cada um dos segmentos de mercado, aumentará a eficácia do processo, diminuindo o investimento global.

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conceitos gerais & dicas

Marketing Digital é

o meio mais rápido, de maior alcance e mais económico que possuí para obter exposição e informar os seus clientes relativamente aos seus produtos, serviços, sugestões, lançamentos, iniciativas, etc.

Poderá interagir sempre que considerar oportuno, mas considere apresentar conteúdo de elevada qualidade que vá ao encontro das expectativas do seu público.

Os canais mais habituais e utilizados são: Websites, Blogs, APP’s, Newsletters, Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest, Linkedin, entre outros.

Definir Estratégia

É a base de qualquer acção que possa desenvolver para a sua Empresa, Marca, Produto ou Serviço.

Antes de definir o seu Marketing Digital, defina os seus objectivos, segmente o seu público-alvo, os meios a utilizar, o seu budget, analise a sua posição no mercado e da sua concorrência, verifique como actuam os melhores e depois ... depois crie uma estratégia vencedora!

IMPORTANTE: Estratégia em Primeiro.

Engagement

Marketing de engajamento é o uso de conteúdo estratégico e criativo para envolver as pessoas a criarem hábitos de interação ao longo do tempo.

Por outras palavras, é o planeamento do trajecto que o seu target vai percorrer até à concretização de negócios.

Para tal será necessário conhecer o seu público e conquistar a sua confiança através da apresentação de comunicação que vá de encontro aos seus desejos.

IMPORTANTE: Segmentar o seu público-alvo e traçar etapas e processos.

O que é Marketing de Conteúdo?

Falar em Marketing Digital ou SEO nos dias de hoje, é falar em Marketing de Conteúdo ou simplesmente, criação de conteúdo de carácter valioso para atrair um público-alvo claramente definido, recorrendo a técnicas de uso de palavras-chave.

Criar os conteúdos certos irá aproximar a sua Empresa, Marca, Produto ou Serviço dos seus potenciais clientes. Estes conteúdos otimizados e relevantes assumem, muitas das vezes, a forma de soluções para problemas do seu target, artigos de interesse, artigos educacionais, e-books, vídeos, dicas, novidades, apresentações, entre outros, nunca esquecendo que a sua finalidade é atingir os objetivos que previamente planeou.

Numa linguagem simples, Marketing de Conteúdo é o desenvolvimento de meios publicitários num formato que desperte a atenção dos clientes em potencial. Desta forma, transmitem credibilidade e autoridade na sua área de intervenção, tornando-se mais provável que sua empresa seja descoberta pelo público certo e ganhe sua confiança e lealdade. Estes conteúdos podem ser utilizados no seu Website, Newsletter's, Blog's da especialidade, Redes Sociais, App’s, Directórios de Vídeo, etc.

IMPORTANTE: Estude os formatos e as palavras-chave correctas para cada público-alvo.

O Elevado Impacto do Vídeo

O vídeo é uma forma altamente eficaz de gerar conteúdo com elevada visibilidade. Apesar de consumirmos diariamente vídeos on-line, muitos gestores não usam o vídeo como parte integrante do seu Marketing Digital.

Além de envolventes, os vídeos são uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da sua Empresa, Marca, Produtos e Serviços e direcionar os clientes em potencial para o seu Website e ou Redes Sociais.

Estudos recentes como da Brightcove (2018) constam que 53% dos consumidores em geral e 66% da geração Y relatam envolver-se com uma marca depois de assistirem a um vídeo nas Redes Sociais.

Referem também e sem surpresas que 36% dos consumidores em geral e 46% da geração do milénio preferem conteúdo de vídeo a outras formas de comunicação de marca e marketing, bem como 41% da geração do milénio manifestaram interesse por links no final dos vídeos que os levam a mais informações sobre a marca e as suas ofertas.

A verdade é que todos nós nos sentimos mais confiantes quando assistimos a um vídeo no momento da compra on-line, sejam electrodomésticos, software, roupas, mobiliário, aluguer de casas para férias, etc.

TIPOS DE UTILIZAÇÃO: Webinars, Demonstrações, Explicações, Produtos, Como Fazer, Como Resolver, etc.

Email Marketing

Utilizar o correio eletrónico para apoiar a sua estratégia de Marketing já não será novidade. Neste ponto apenas queremos reforçar que embora não hajam muitas novidades ao que ao canal diz respeito, o uso de email marketing continua a trazer muitas vantagens, entre as quais destacamos: a possibilidade de comunicação direta com os seus clientes; ser uma solução económica e possibilitar uma interação com um meio no qual os clientes visitam todos os dias - a caixa de entrada.

A “novidade” que pretendemos trazer é a redescoberta dos benefícios que tornam o email marketing uma solução inteligente para comunicar com o seu público, bem como com novos cliente, por forma a expandir os seus negócios.

Existem pontos que consideramos importantes para fortalecer a sua comunicação via email marketing:

  • Crie conteúdos dinâmicos, mas tenha cuidado com os bloqueios que os softwares de gestão de mail fazem (p.e. Outlook);
  • Comunique o mesmo produto de forma diferente consoante as características do seu Target;
  • Personalize o seu envio;
  • Tenha um plano de envios - construa a sua credibilidade;
  • Defina os seus objetivos e desenvolva um plano de ação com principio, meio e fim (nada se consegue com o envio do primeiro email);
  • Tenha em consideração as novas regras de Proteção de Dados.

IMPORTANTE: O Mesmo Produto ... Diferentes Públicos

SEM (Search Engine Marketing)

Search Engine Marketing (SEM) consiste na construção de estratégias que têm como objetivo otimizar o seu Website para o tornar o mais visível possível aquando da pesquisa nos motores de busca como Google.

Sabemos por experiência, que uma adequada estratégia SEM depende de diversos factores específicos de cada cliente, ou seja, será sempre um processo avaliação tendo em consideração diversas especificidades de cada entidade, como por exemplo, a forma como está construido o seu Website, a tecnologia que o Website comporta, a sua atividade, o tipo de produto, o mercado no qual está inserido, o seu público-alvo.

A realidade é que só é possível definir uma estratégia para melhorar o posicionamento nos resultados Google, avaliando caso a caso.

A realidade é que não podemos apresentar estratégias para melhorar o posicionamento do seu Website nos resultados Google, pois há a premente necessidade de avaliar caso a caso.

O que podemos afirmar é que deve ter especial atenção a quem lhe prometer à partida o 1º lugar n alista de resultados Google. Se o fizerem, aconselhamos a que faça uma boa análise antes de tomar uma decisão.

No entanto, existem conceitos gerais que deverá conhecer e a partir daqui poderá perceber como auto-avaliar o seu Website em termos da sua adequada estrutura.

Sendo o objetivo principal do SEM melhorar o posicionamento do seu Website, poderá dividir em 2 grandes dimensões - SEO (tráfego orgânico) e LINKS Patrocinados (tráfego pago).

IMPORTANTE: Um Site sem visibilidade perde o potencial.

SEO - Essêncial para o seu Site

SEO – Search Engine Optimization é a otimização de conteúdos para beneficiar os resultados nos mecanismos de busca. É o desenvolvimento de conteúdos cuidados e estruturados para que os motores de busca (ex. Google) reconheçam a sua autoridade e lhe atribua a maior exposição possível, ou seja, o melhor posicionamento na listagem de resultados da pesquisa.

O processo pelo qual um utilizador visita uma página, através da sua pesquisa nos motores de busca designa-se por tráfego orgânico. O posicionamento do seu Site resulta da avaliação de múltiplos parâmetros de qualidade e da sua relevância relativamente a um determinado tema.

Naturalmente, as primeiras posições nas listas de resultados orgânicos geram mais cliques para o seu Site. Estar entre estas primeiras posições significará mais tráfego e consequentemente mais conversões.

IMPORTANTE: Construir conteúdos de qualidade é o fator nº1 para o sucesso da sua estratégia.

Links Patrocinados

Quanto aos Links Patrocinados, são os resultados pagos que surgem nas páginas dos motores de busca. Podem ser encarados como Anúncio pagos que surgem em destaque, tanto nestas páginas, como em Sites Associados que disponibilizam espaços, em troca de uma comparticipação na receita gerada pelos anúncios.

Realçamos o facto que os anúncios pagos podem assumir diferentes posições na página, não sendo liquido que o seu anúncio esteja no top. Por exemplo, na página Google existem Links Patrocinados no Topo da página como no seu fundo.

Saber construir um bom Link Patrocinado e aplicar as técnica corretas pode levá-lo a melhores resultados, bem como a uma melhor racionalização do seu budget.

IMPORTANTE: Defina o objetivo do anúncio e o seu alcance.

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