O que é o Marketing Relacional?
Resumidamente, poderemos afirmar que o Marketing Relacional é um conjunto de estratégias que uma organização define tendo
como objetivo o aumento da satisfação do cliente e por consequência a sua fidelização.
Embora o foque seja o seu Cliente - B2C ou B2B - para se alcançar este nível de satisfação é necessário identificar
e analisar o comportamento de todos os elementos e entidades que influênciam a sua atividade - colaboradores, fornecedores de matérias-primas e terciários, entre outros.
Imagine o seguinte cenário: A sua plataforma de vendas preferencial é a Loja Online, na qual tem implementado um sistema de receção e envio de encomendas super parameterizado e um pós-venda de excelência. No entanto, a transportadora à qual freta o serviço tem graves problemas na gestão do tempo útil de entregas!
Considera que este fator externo influência a sua reputação junto dos clientes?
Será que o clientes atribuem o atraso à transportadora ou à sua empresa?
Será que os clientes estarão mais próximos de lhe voltar a comprar ou procurarão a sua concorrência?
Possuir parâmetros de relacionamento e de análise eficazes ajudam as partes envolvidas a gerir processo e etapas,
aumentar a eficiência por meio da redução de custos e melhorar a orientação do mercado, por meio de uma melhor
compreensão dos clientes, beneficiando a satisfação e a fidelização destes.
Conquistar um cliente pode ser até dez vezes mais caro do que fidelizá-lo.
O custo e o esforço de trazer um novo cliente para o mesmo patamar de lucro relativamente
a um cliente perdido é até 16 vezes superior.
— Peppers & Rogers